27 fevereiro 2014

Exposição Moderna para Sempre, no Itaú Cultural

    Fotoforma, Pampulha, Belo Horizonte, 1951 (Foto: Sérgio Guerini/Itaú Cultural)

A exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú chega, em versão inédita, ao Itaú Cultural no dia 25 de janeiro e permanece em cartaz até 9 de março. Desde 2010, parte da coleção itinerou pelo Brasil, pelo Paraguai e pelo México. Agora, em São Paulo, a mostra traz a maior parte das fotografias presentes no Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco pela primeira vez. A abertura acontece às 11h do dia 25. O evento também conta com o workshop Descondicionamento do Olhar, com Claudio Feijó, no dia 16 de fevereiro.
Sob curadoria do fotógrafo Iatã Cannabrava, a mostra procura dar visibilidade nacional à parte fotográfica do Acervo Itaú e também focar na importância do movimento modernista para a cultura e identidade brasileiras. Para isso, foram selecionados trabalhos de grandes artistas como José Yalenti, José Oiticica Filho, Geraldo de Barros, Marcel Giró, Thomaz Farkas, German Lorca, Ademar Manarini e Paulo Pires.
O Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco conta com cerca de cem obras modernistas, destacando trabalhos realizados entre as décadas de 1940 e 1970, como os do Foto Cine Clube Bandeirantes, criado em 1939. O acervo também conta com aproximadamente 12 mil itens entre pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, filmes, vídeos, instalações, edições raras de obras literárias e outras peças que, reunidas ao longo de mais de 60 anos, cobrem toda a história da arte brasileira – além de importantes períodos da história da arte mundial.
Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú
Sábado 25 de janeiro à domingo 9 de março de 2014
Terça a sexta das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados das 11h às 20hPiso 1
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário